artesanatos: o novo desejo de consumo do momento

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Oi margaridas, tchudo certo?

  Hoje vim mostrar/apresentar para vocês uma paixão que está me consumindo cada dia mais, que são os trabalhos manuais: crochê, bordados, ponto cruz entre outras coisas de vovó. Parece retrocesso mas não é! Este tipo de trabalho está ganhando uma carinha nova e virando desejo de consumo. É o slow fashion, entrando em cena com força total para propor uma "nova" forma de consumo.

  Digo "nova" entre aspas porque não é algo inovador, estamos simplesmente retomando alguns valores antigos e acrescentando outros: a busca pela qualidade ao invés da quantidade, valorização da mão de obra, preocupação com a sustentabilidade e a durabilidade dessas peças.

Alguns dos pontos básicos que aprendi no workshop do @bordadoestudio <3 

   Tudo começou com algumas pessoas no meu Facebook postando fotos de bordados, depois vi vários trabalhos no Instagram, Pinterest, Youtube... e pronto, já senti a flechada no meu coração! Tinha até comentado sobre esse novo vício bem antes, nesse post aqui com a tag taking stock.
  Desde pequena sempre vi minha vó bordando toalhinhas com ponto cruz, minha tia fazendo diversas coisinhas de crochê e tricô, minha mãe costurando... acredito que essa paixão já estava dentro de mim, só precisava de um empurrãozinho para renascer!



  No meu entendimento, os bordados contemporâneos são bem diferentes daqueles que nossas avós faziam. Eles são considerados obras carregadas de emoção e com temas que variam bastante entre diversão, sarcasmo, representação de cenas/momentos ou simplesmente um tema inusitado. É como se ao invés de ganharem vida em uma folha de papel ou tela, são bordados no tecido. Já para as nossas avós era uma forma de decorar a casa ou simplesmente algo para passar o tempo, principalmente na terceira idade.


  Esse tipo de trabalho está tão em alta que vi no Instagram esses dias que saiu uma matéria na revista Elle! O @clubedobordado conta um pouco mais sobre esse novo cenário do artesanato brasileiro que agora conta com a participação de diversos designers também! #desejandoessaediação

 Quem curtiu a ideia e quer começar a aprender eu indico o canal Bordados de Coração, que ensina tanto os ponto básicos (atrás, partido, haste e cheio) quanto outros bem diferentes! É bem didático, sempre que rola aquele esquecimento ou dúvida eu dou uma olhadinha nos vídeos.


Tô em dúvida se quero o de sushi, cacto, panda, unicórnio, donuts ou todos, como faz?                                           Imagens: Pinterest

  Exatamente o oposto do bordado contemporâneo, encontrei os amigurumis! São bonequinhos feitos de crochê com uma pegada, fofinha, kawaii que é bem característica da cultura oriental. Eles eram muito utilizados como brinquedos para as crianças nos anos 80. A técnica é bem antiga mas está virando mania aqui no Brasil entre artesãos. É cada um mais lindo e fofo que o outro, simplesmente quero todos!


Se você curtiu a técnica e quer aprender recomendo que você veja os vídeos da Bia Moraes do Two Bee, que ensina o princípio básico dos amigurumis em português (que aliás, é um pouco difícil de achar no Youtube, hein). Pretendo me aventurar muito em breve nessa técnica fofa!


E ai pessoal, gostaram do post de hoje? Já conheciam ou gostavam desse tipo de trabalho manual? Me conta o que você achou! 






Já viu estes aqui?

19 comentários

  1. Simplesmente ameei! ♥
    Foi uma super novidade pra mim, ainda não conhecia esses tipos de trabalho e to encantada com os amigurumis (nome difícil de falar, ein? haha), são uma fofura, já quero aprender! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Amigurumis são a coisa MAIS fofa que vi <3 tô querendo aprender a fazer para ontem hahahaha :P é difícil de falar mesmo, é porque ele é oriental aí a pronúncia é estranha para nós, né?
      Que bom que você curtiu e soube da novidade <3

      Beijão minha flor, obrigada pelo carinho :D

      Excluir
  2. Respostas
    1. É TUUUUDO de bom né? <3
      Tô amando também essa vibe mais artesanal e exclusiva que estamos! :P

      Beijocas Rafa! <3

      Excluir
  3. Acho tão lindo! Minha melhor amiga começou a aprender e me deu um no natal, é lindo <3
    xoxo

    Quinze Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JURA? Essa é amiga mesmo <3 hehehehe
      Que presentão! Eu tô doida para aprender/ganhar hehehe :P

      Beijocas Jaque!

      Excluir
  4. Esses bonequinhos feitos de crochê são lindos! Crochê é uma das coisas que ainda não consegui fazer, por enquanto só bordo ponto cruz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, já eu sou exatamente o contrário hahahahahaha :P
      Eu tentei aprender quando era mais nova mas não consegui )':
      Já crochê peguei com facilidade! Quero tentar de novo a aprender ponto cruz!
      Lembro muito minha vózinha, ela bordava diversas toalhinhas quando era pequena <3

      Excluir
  5. Parabéns pelo post!
    Esses amigurumis {eita nome difícil hein?! rsrs} são uma fofura mesmo! Já quero todos!!!
    Nunca ouvi falar dessa técnica, espero em breve encontrar alguém da minha cidade que faça para poder comprar vários rsrs!
    Beijos!
    www.jornalistacuriosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma travada na hora de ler, né? hehehehe :P sei como é!
      Eu descobri no Instagram do Bordado Studio antes de participar do workshop!
      Assim que vi um cacto amigurumi eu fiquei tipo GENTE QUE COISA MAIS LINDA, QQISO hahahaha

      Se tudo der certo tentarei me aventurar a fazer uns, quem sabe não rola até umas encomendas né? :P hehehe

      Beijocas flor!

      Excluir
  6. Nossa que coisas maravilhosas <3 Estou completamente apaixonada pelo bordado contemporâneo e pelos amigurumis que são as coisas mais lindas do mundo (foco no unicórnio maravilhoso) e também quero todos!!!

    ✩ Voando Sem Peter ✩

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse unicórnio é muuuuuito amor hehehe Querendo um pra chamar de meu para ontem!
      Ambos são demais <3

      beijocas flor, obrigada pela atenção <3

      Excluir
  7. Eu sou apaixonada nessas coisas de "vovós" UIASHUIASHA quando eu era criança também ficava encantada com minhas tias fazendo bordados e tricotando, elas arrazavam nos artesanatos da vida haha *o* eu aprendi o bordado em ponto cruz com uma e a fazer um gorro de tricô com a outra, ai todos da família ganharam toalhinhas com nomes bordado e meus ursinhos gorrinhos! auihsuiah adorava demais fazer <3
    E você salvou a minha vida, EU NÃO SABIA QUE SE CHAMAVA AMIGURUMI! Sempre quis aprender essas coisiquinhas lindinhas *-* só sabia que era crochê e todos os tutoriais em encontrei não me ajudaram em nada... Até tinha deixado de lado, agora lá vamos nós aprender esse negócio aí! <3
    Adoro aprender coisas novas me empolgo demais *+*
    AMEI o post <3

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais <3 você tem uma história bem parecida comigo em relação a artesanatos! Que amorrrrrrrr hehehehe
      Poxa fico super feliz que aqui você descobriu aqui o nome dessas fofuras <3
      Eu também amo de paixão aprender coisas novas! Eu até comprei ontem um rolo de linha verde para encarar de fazer cactos! Quando começar vou até postar umas fotinhas :P hehehe

      Um beijão pra você flor, muito obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  8. Já vivi de artesanato numa cidade pequena e na época era bem complicado, porque nem todo mundo paga pelo valor dele. Mas super amei os amigurumis e desejei demais um unicórnio pra combinar comigo <3 hahaha Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pior que é bem assim mesmo Lud... conheço várias pessoas que também vivem disso e você vê claramente que as pessoas não valorizam... É uma pena! Conheço uma que vende praticamente só para gringo porque lá não tem nada disso, eles já levam uns 500 de uma vez só rs Bem que nós, aqui dentro, poderíamos valorizar né?
      Bom, mas fico super feliz que tenha gostado! O de unicórnio é uma graaaaaaça! Se soubesse alguém que vendesse eu com certeza compraria!

      Beijocas Lud! Obrigada pela sua visita!

      Excluir
  9. Amei este post, muito diferente e lindo !
    Adorava saber fazer estas coisas , mas nao tenho muito jeito :)
    beijinhos <3
    abelezados20.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Inês <3
      Poxa que pena ): mas de qualquer forma é bem gostoso fazer só para relaxar mesmo! É bem gostoso, principalmente o bordado livre :D

      Beijocas flor, obrigada pela visita <3

      Excluir
  10. Que amor, um dos posts dessa semana é sobre o handmade e bordadinhos tbm. Acho tao fofo e amor, sou enamorata de ponto cruz é terapia pra mim.

    http://caosarrumado.com/

    ResponderExcluir

Instagram