Como surgiu a tendência: estilo tomboy

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Oi pessoal, tudo certo com vocês?

  Hoje trouxe um estilo e post bem diferente. Apresento a vocês uma das grandes apostas da moda contemporânea: o visual tomboy.
  Minha proposta para esse post é explicar o por quê essa tendência veio para ficar, de acordo com minhas percepções e opiniões, é claro! Te convido a entender um pouquinho mais sobre esse mundinho louco e complexo chamado moda e como surgem as tendências!

  Não sei se isso acontece com vocês, mas na maioria das vezes que me deparo com uma nova aposta fashion escrita em algum blog conceituado ou revista de moda para a próxima temporada, fico com uma imensa curiosidade de saber qual é o motivo daquela peça, sapato, tecido ou silhueta ser escolhida entre várias outras que existem por aí. 

  Ao contrário do que a maioria pensa, as tendências não vêm do mais absoluto nada. E sim através de várias pesquisas comportamentais dos últimos tempos, é o que o coolhunter estuda. Para isso, esse profissional tem que ter muitos conhecimentos e um tino para a coisa. Afinal de contas, trabalhar com o futuro deve ser um jogo de cintura, não é minha gente? Imagina só fazer uma aposta errada? Pode ser bem cruel!

Quem curte uma leitura leve sobre moda super indico o livro Coolhunters. Ele é meu xodózinho <3 


  A Box 1824 é uma das empresas brasileiras que conheço (e mais gosto) que faz esse tipo de trabalho. Ela já fez alguns artigos que falam um pouco mais sobre a questão do gênero: como nós, millenials, estamos desapegando de rótulos de modo geral. Principalmente os que definem alguém ou algo como feminino, masculino e sua sexualidade.

"Recentemente, uma pesquisa mostrou que um a cada dois jovens de 18 a 24 anos não se considera heterossexual ou homossexual, mas flutuando entre estes conceitos. Gênero e sexualidade existem em um espectro, fato que está sendo cada vez mais compreendido e aceito pelas massas."  trecho do artigo no Ponto Eletrônico 



  Veja esse vídeo incrível abaixo. Olhe de longe e você verá uma mulher, de perto verá... um homem vestido de mulher com barba? Sim! Essa foi a reação de quem não conhecia Conchita Wurst! Ela (ou ele?) foi o campeão com a música Rise Like a Phoenix no Eurovision 2014, que é um programa musical bem parecido com os famosos X-Factor e The Voice.





  Segundo o austríaco Tom Neuwith, ele não se considera gay, travesti nem transsexual, e sim uma "obra de arte", de acordo com uma entrevista neste artigo aqui. Talvez isto explique um pouco sobre esta escolha em se vestir de mulher mas manter a barba: ele simplesmente quer ser ele mesmo, sem se importar em se classificar como isso ou aquilo.


  Finalmente chegamos ao visual andrógino do estilo tomboy, uma tendência que traduz um pouco dessa realidade. Ele é basicamente uma mistura de elementos e peças masculinas e femininas no visual. Você verá, por exemplo, homens usando roupas cor-de-rosa, estampas florais, modelagens mais justas, shorts mais curtinhos entre outros tipos de peças. Já as mulheres usam e abusam de modelagens mais largas, calças de alfaiataria, maxi casacos, sapatos oxford... tudo diretamente do guarda-roupa dos rapazes.

  Agora que estamos no libertando dos rótulos de "isso é uma peça masculina ou isso é estampa de mulher " a nova aposta que traduz a tendência são os modelos unisex. Acho incrível a ideia mesmo para quem não é adepto do estilo, como eu. Já me apaixonei diversas vezes por algumas peças masculinas. Mas cadê numeração do mesmo modelo para mulheres? Infelizmente não tinha ):


Como surgiu o estilo tomboy
Imagens: Pinterest
  As empresas que se atualizarem e adaptarem a essa nova tendência com certeza irão ganhar um novo espaço no mercado! Algumas marcas de sapatos como Melissa e Insecta Shoes (que também é adepta do veganismo e upcycling) já deram o recado que estão de olho no público agender (que não se identificam e se definem com nenhuma opção sexual). Eles já oferecem alguns sapatos de numeração feminina e masculina para o mesmo modelo.

  PS: confesso meu sonho de consumo, não é uma Chanel, e sim um oxford da Insecta! É cada estampa maravilhosa que dá até um nó na cabeça hahaha :P 

Unisex tomboy melissa e insecta shoes
Imagens: Pinterest + Google Images
  Finalmente chamos na artista que eu acredito que tem mais a ver com essa tendência de dentro para fora: Miley Cyrus. Ela passou por uma louca transformação de uns tempos para cá mas dava para perceber que ela carregava alguns elementos do estilo tomboy sutis antes da sua mudança radical. Coturnos/ bem pesados e algumas roupas com aspecto de "roubei do guarda-roupa do meu namorado" são algumas das peças que ela mais usa. Seu estilo ficou mais definido ainda quando ela cortou o cabelo joãozinho, que no caso dela, traduz um pouco dessa sua escolha de não definir sua sexualidade.


Miley Cyrus tomboy
Imagens: Pinterest

 "Não estou me escondendo da minha sexualidade. Eu não quero me definir como nada. A gente adora colocar as pessoas em categorias, mas o que eu gosto mesmo não vai me definir como pessoa." segundo o que a própria cantora.


  É pessoal! Tem muita coisa acontecendo...  Estamos caminhando lentamente a grandes mudanças, que na minha opinião, são mais do que necessárias e vieram para melhorar o mundo <3 essa é uma delas!


E ai pessoal, gostaram do post de hoje? Já ouviram falar dos termos agender e tomboy? Gostaram desse novo visual? Deixem seus pitacos nos comentários, vamos trocar figurinhas! 






Já viu estes aqui?

18 comentários

  1. Super post! Mais completo impossível, parabéns!!
    Beijos da Vaca!

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Que bom que gostou Amanda :D muito obrigada pelo elogio! <3

      Beijocasss

      Excluir
  2. Curtindo muito seu blog, você escreve de forma pratica e objetiva ... Não tinha ouvido falar nesse termo mas já conhecia marcas do estilo. Acredito que se fosse a alguns anos atrás na adolescência acho que agregaria hoje já não me pega.rs
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, fico feliz que você tá curtindo <3 a ideia é trazer um conteúdo informativo e gostoso de ler!
      Eu também não sou uma suuuuper adepta do estilo mas tem algumas coisinhas ali e aqui que acho lindo <3 é mais uma nova fonte de inspiração pra mim <3

      Beijocas Simone!

      Excluir
  3. Amei o post, o blog, muita qualidade em tudo parabéns bju bju
    http://www.divandobyraquelmedeiros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,
      Fico suoer feliz que tenha gostado do meu cantinho <3 faço tudo com muito carinho e dedicação!

      Beijocas

      Beijocasss

      Excluir
  4. Adoro a Miley com essa cabelo curto ela fica tão linda nesse estilo.

    Beijos Tati

    www.depoisdodomingo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda né? Ela ficou super estilosa! :P

      Beijocass

      Excluir
  5. Eu to amando essa liberdade na moda. É ridículo categorizar o que de homem e o que é de mulher. Cada um tem que usar aquilo que gosta, que se sente bem vestindo e ponto final. Já conhecia a Conchita e acho ela revolucionária e incrível. Adorei o post, super completo! :D

    http://desapegomental.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Muito desagradável e as pessoas ficam constrangidas de falar de gosta de algo de caracterizado por ser do sexo oposto!
      Conchita é incrível não só pela sua figura mas pela voz incrível também né? É uma artista completa <3

      Fico feliz que tenha gostado Jonara <3 fiz com muito carinho!

      Beijocasss

      Excluir
  6. Não conhecia esses termos, mas já conhecia esse estilo e confesso que amo. Essa liberdade que a gente tem de usar o que quiser sem precisar rotular se é pra homem ou mulher, acho isso incrível. Adorei o post.

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava mais do que na hora de nos libertarmos desses rótulos, né? Também adorei a tendência, acho que vem muita coisa junto com ela daqui para frente :D

      Fico super feliz que tenha gostado :D

      Beijocas Milena!

      Excluir
  7. Texto completo e objetivo! Adorei! Parabéns pelo blog e sucesso!!!
    Beijos,
    Luana Agra - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lu *-*
      Muito obrigada pelos elogios! Muito sucesso pra você também :D

      Beijocas

      Excluir
  8. Nossa, cê escreve muito bem. Tô APX pelo blog, sério <3
    Super quero ler esse livro e acho o visual tomboy uma graça, sem contar a liberdade que ele transmite.. acho que uma das celebs que mais arrasam quando usam esse visual é a Cara, fica sensacional.


    fluorescente.co

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther! Poxa que baita elogio <3 muito obrigada! Fico super feliz que você curtiu meu cantinho :D
      Esse livro é bem tranquilinho, eu que sou bem preguiçosa consegui ler ele rapidinho hahaha
      Nossa, eu pensei em falar um pouquinho da Cara também no post :O hehehe ela arrasa demais mesmo! É outra personalidade que tem muito a ver com esse estilo :D
      Vamos torcer para esse estilo tão libertador ser um mega sucesso!

      Beijocas Esther <3

      Excluir
  9. Box 1824, Insecta shoes, Miley Cyrus! Amei muito esse post! ♥
    Tô ansiosa pela posicionamento de outras marcas pra esse aspecto, quero ter acesso a muito mais roupa e acessórios do "universo" masculino sem ser vista como uma louca hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa fico super feliz que você tenha curtido <3 hehe
      Esperamos que elas se posicionem logo né? Chega de ficar babando nas roupas do sexo oposto! Eu já me apaixonei por várias! Já até pensei em levar para costureira para adaptar hahaha

      Beijocas Rhu <3 obrigada pelo carinho!

      Excluir

Instagram