5 pré-conceitos que eliminei depois que comecei a faculdade de Design de Moda

segunda-feira, maio 02, 2016

Oi pessoal, tudo certo com vocês?

  Primeiramente quero agradecer imensamente as respostas que recebi de alguns leitores sobre a pesquisa do blog <3 acho que questionários são uma das formas mais rápidas de conhecer um pouco sobre vocês e super funciona! Tanto é que esse post já uma das sugestões que recebi (: Ah! Caso você ainda não tenha respondido a pesquisa, é só clicar aqui.

  Engraçado que sempre tive e ainda tenho muita curiosidade e interesse sobre a profissão de algumas blogueiras que acompanho, mas não me toquei que alguns de vocês também poderiam ter essa vontade de saber mais sobre o meu curso. Antes tarde do que nunca! Cá estou aqui para falar um pouco mais sobre esse mundinho caótico chamado moda.



  A faculdade de Design de Moda ainda é um grande mistério para muitas pessoas e isso é um fatão. Tem pessoas que fazem perguntas bem engraçadas, tipo as chamadas do Globo Repórter "o que fazem?", "onde vivem?", "como sobrevivem?" hahaha. Mas como este é um curso novo comparado a a medicina e direito, por exemplo, acho super compreensível esses pré-conceitos e dúvidas. Inclusive de futuros estudantes. Já se passaram três anos e meio de vida universitária ô sofrência e lá se foram diversas percepções erradas que tinha sobre essa área.



01/ QUE ESTILISTAS RENOMADOS SÃO PESSOAS COM PARAFUSOS SOLTOS



  Gente, é sério não riam de mim ou pelo menos não muito. Eu achava que a criatividade era um dom supremo e que estava diretamente associado à loucura. Talvez seja por isso que no início negava totalmente a ideia de ser estilista quando me formasse hahaha. Hoje eu sei que uma coisa não tem nada e ver com a outra e sim com muito estudo, conhecimento e todo um processo cheio de técnicas, que aos poucos, vão aflorando em forma de ideias.


02/ ESTUDAR EM UMA FACULDADE RENOMADA É SINÔNIMO DE SUCESSO




  Da série: coisas que quebrei minha cara muito feio depois que comecei a faculdade de moda.  Fiquei nessa mentalidade durante três anos (considerando que tranquei um) e só me dei muito mal. Sabe o que realmente faz a diferença? Você. E . Portanto não se sinta menos se você não conseguir bancar os custos de uma faculdade muito cara, apenas se esforce e trabalhe duro para ser a melhor. Além disso, nenhuma faculdade ensina tudo a você, por melhor que ela seja. É apenas uma base bem sucinta de todos os ramos da área, ou seja, você precisará investir mais tempo e dinheiro depois que se formar para se especializar em algo.


03/ VOU SAIR DA FACULDADE SABENDO COSTURAR E MODELAR, OU SEJA, VOU FAZER VÁRIAS ROUPAS PARA MIM! <3



  Acho que essa é uma das coisas que grande parte dos calouros de moda pensam. Vou te dar uma triste notícia: não, você ainda não vai se sentir capacitado o suficiente para fazer roupas, exceto se você optar por um curso que foque no estudo de modelagem, é claro. Mas como grande parte das pessoas que eu conheço escolhem faculdades que têm a grade mais pautada em matérias de design e estilismo, essa é a nossa real situação rs. Caso você queira investir nesse ramo ou simplesmente aprender por hobbie você terá que desembolsar uma grana extra para fazer um curso, principalmente de modelagem (que aliás, não é nada baratinho). Agora que vocês já sabem dessa triste realidade, por favor, não nos peçam para fazer um vestido para você quando descobrirem que nós cursamos moda, ok?


04/ GENTE, COMO DEVEM SER OS TRABALHOS DE MODA? DEVE SER SUUUUPER LEGAL!


  Talvez eu pareça um pouco mau humorada nessa resposta mas se eu pudesse descrever os trabalhos acadêmicos que temos eu usaria apenas a palavra estressante. Não digo que é chato porque amo de paixão estudar moda mas a dinâmica na faculdade é bem diferente. Geralmente temos mais trabalhos práticos do que provas teóricas, por isso eles são extremamente extensos, cheios de detalhes e realizados em grupo. E se você não gosta de trabalhar com outras pessoas... bem, infelizmente terá que aprender porque a maioria deles são assim  ):


05/ SERÁ QUE UM DIA TEREI A CAPACIDADE DE CRIAR AQUELAS ROUPAS "ESTRANHAS" QUE VEJO EM DESFILES?




  Na verdade essa pergunta é um complemento da número um. E a resposta é sim, sairemos da faculdade com a capacidade para fazer algo "louco", como diriam algumas pessoas que não entendem muito dessa área. Mas há uma ressalva: haverão pessoas que terão mais facilidade de se desprender do usável e partir para algo mais abstrato e conceitual, que é o que os estilistas fazem ou deveria fazer em desfiles de moda. Por isso existem editoriais e os desfiles de moda: para que o profissional mostre seu potencial criativo e conceito da coleção ou look, que não necessariamente tem a ver com a usabilidade das peças no dia-a-dia.


  E ai pessoal, gostaram do tema de hoje? Tirei alguns pré-conceitos de vocês sobre a faculdade de moda? Quais outras dúvidas que vocês têm e não respondi? Deixem seus pitacos nos comentário :D 






Já viu estes aqui?

20 comentários

  1. Adorei Dani, sabe aquilo que você falou ali sobre os desfiles de moda serem conceituais? Descobri isso só esses dias no blog Leite com Pimenta (acho que é esse o nome do blog da Leslie) mas em fim... E sobre estudar numa faculdade renomada trazer sucesso, acho que serve pra vários cursos né mas em fim... Legal o post bem informativo.
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  2. Que bacana que a Leslie falou sobre isso no blog dela também! Quanto mais pessoas informadas sobre o assunto é melhor né? Assim evita mais pré-conceitos!
    Isso é verdade Adri, isso vale não só para moda mas para tudo. Fiquei muito tempo nesse achando essa era a "fórmula secreta" tsc tsc... mas tudo bem, vivendo e aprendendo!

    Beijocas flor, obrigada pela sua visita :D

    ResponderExcluir
  3. Eu amo posts com gifs e que bom que a pesquisa deu resultados! hahah Menina, me tira uma dúvida de um pré-conceito que eu tenho sobre faculdade de moda: todas as pessoas lá são super cool, descontruídas e estilosas? hahah beijo!

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa que bom que curtiu o post nesse formato :P deixa o conteúdo mais interativo né? hehe vou fazer assim mais vezes!
      Mas então, nem todas são! Sempre tem aquelas "vida real" que são bem básicas e visualmente "normais", as super descoladas e que sempre estão com alguma peça que é tendência, tem cabelo colorido ou gosta de usar coisas diferentes e... as que trabalham (pausa dramática) HAHAHAHA eu sempre fui dessa última tchurma, geralmente temos aquele visu mais "prático" mas com um toque fashion para não ficar com aquela cara de zumbi do Walking Dead. Ah! E sempre estamos de mochila ou várias bolsas porque sempre temos muitas coisas para carregar (guarda-chuvas, marmitas, blusa de frio, estojo de make, escova de dente... fora as coisas da faculdade mesmo). Espero que tenha esclarecido sua dúvida :P hehehe

      Beijocass

      Excluir
    2. Hahahah que bom saber que eu tô no mesmo grupo que você!! <3

      Excluir
  4. Adorei o post, faço jornalismo, mas tenho uma paixãozinha por moda <3 E realmente são questões que as vezes parecem ser óbvias, mas na realidade é bem diferente, né? passo isso com jornalismo também! haha
    Aliás, refiz um blog antigo que eu tinha, e vou falar sobre essa vida de futura jornalista, e outras coisas que gosto também, inclusive moda! rs Quando puder, da uma passadinha por lá, já já terá mais conteúdo. Espero que goste! beijão, até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Nayara! Por isso que quando alguém me pergunta algo, por mais bobo que seja, eu sempre respondo numa boa sem tirar sarro. Quem nunca teve dúvidas sobre algo que não conhece ou sabe, não é?
      Oba, passo sim! Já estou seguindo seu blog flor! Acho jornalismo uma área incrível também <3 acho que todo mundo que tem blog tem um certo carinho por essa profissão né? :P

      Beijocas flor, orbigada pelo carinho! <3

      Excluir
    2. Realmente!
      Ai que linda! Seguindo teu cantinho aqui também!
      Acho que sim, rs o blog foi um dos principais motivos para eu entrar nessa profissão. Nós blogueiros somos todos um pouco jornalistas <3

      beijos linda

      Excluir
  5. Eu não tinha IDEIA de como é a facul de moda, mas tinha essa idea que a pessoa saia fazendo várias roupas para sí UIEHAIEU. Mas nunca é assim né? Eu fiz sistemas de informação e achava que ia sair criando o facebook UEIAHIEA.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UIAHSDUIHASUD a gente sempre acha que vai virar um expert no assunto quando nos formarmos né? Ô tristeza quando a gente descobre que não é bem assim :P Acho que todo mundo já acreditou em alguma ideia equivocada antes de começar a faculdade para valer, faz parte dessa vida de universitário, independente do curso hehehe :P

      beijocas Bá! <3 obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Dani, que delícia de postagem! Não tinha noção de diversos fatores da faculdade de moda e foi uma maravilha mergulhar no universo assim. Até porque, alguns quesitos citados foram super motivacionais para quaisquer cursos. Sempre tive noção de que na passarela os looks mostrados emitem conceitos que servem para que possamos nos INSPIRAR em alguns detalhes (que vão estar sendo mostrados de formas mais exageradas) que gostemos e que vão estar sendo muito utilizados nas novas "tendências" das lojas e afins. Mas é sempre incrível ver isso sendo ratificado e saber do olhar de quem está no universo mais profissional. Até porque, faço jornalismo e quebrar algumas curiosidades é fundamental para a minha área, rs.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba que bom que gostou Vanessa <3 sem dúvidas dá para tirar alguns tópicos desse post podem se aplicar em outras áreas também!
      E sim! Os desfiles também têm esse propósito de nos inspirar a usar determinadas peças ou fazer certos truques de styling no dia-a-dia, de uma forma mais light. Muitos estilistas pegam essas referências de passarela e adaptam isso para roupas mais "usáveis", que nós costumamos chamar de peças comerciais/ Ready To Wear.
      Fico feliz que tenha gostado de ver a moda com um ponto de vista diferente! Eu também adoro conhecer e me informar sobre outras profissões, inclusive jornalismo que eu acho o máximo! Tenho planos de fazer uma pós ou cursos livres nesse ramo quando me formar <3

      Obrigada pelo carinho minha flor <3 beijocasss

      Excluir
  7. Eu sempre achei que criatividade era puro dom! hahaha.
    Adorei a postagem! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super achava também Rafa! Acho que essa é um dos pré-conceitos mais comuns que a gente tem antes de conhecer áreas que trabalham bastante com criação. Mas aos pouco a gente vai vendo que não é bem assim. Por um lado é super bacana porque todos podem desenvolver seu lado criativo sabendo usar técnicas <3

      Beijocas Rafa, fico super feliz que tenha gostado :D

      Excluir
  8. eu tbm fiz faculdade de moda e tbm tinha esses pre conceitos, mas nao é nada disso né

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadíssima disso! hahaha Era nessas horas que eu queria alguém no início para me dar algumas dicas sobre a área ): mas tudo bem, a gente vai aprendendo na marra com o curso :P

      Beijocas Lívia :D

      Excluir
  9. Acho que toda faculdade acaba sendo assim, quando estamos lá dentro vemos que algumas coisas são diferente, e quando saimos para procurar um emprego também hahah

    Dany Guimarães| Legalmeente Ruiva | Legenda da Trindade
    www.legalmeenteruiva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas! Principalmente para procurar um emprego, confesso que no momento tô sofrendo bastante com isso rs

      Beijocas Dany <3

      Excluir
  10. Concordo com cada linha! hahaha
    fiz um curso técnico de produção de moda e quase chorava com todos os trabalhos. É muito estressante e definitivamente, fazer o trabalho em grupo foi a pior parte. Principalmente na hora de criar uma coleção, era algo extenso, complicado e caí em um grupo que quase ninguém quis cooperar com a parte mais complicada, foi díficil demais.
    Mas eu acho que sou a única pessoa que não entrou na faculdade de moda achando que os estilistas renomados tinha um parafuso a menos, eu achava tudo tão incrível, tão criativo que depois que tive noção passei a admirar ainda mais - alguns eu acho bizarro, assumo!

    Adorei o post!
    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ixi Lolla! Sei muito bem como é isso... Eu quase perdi todos os meus cabelos de tanto nervoso com um grupo que peguei na faculdade! rs Eu penei também para aprender a fazer trabalhos em grupo... Não é fácil! Felizmente hoje em dia eu já lido bem melhor com a situação rs

      Hoje em dia eu super admiro! Principalmente McQueen (que já se foi) e o Ronaldo Fraga <3 são os mais favoritos da vida, queria ter pelo menos um terço da experiência que eles têm!

      Fico super feliz que tenha gostado e se identificado Lolla!

      Beijocasss <3

      Excluir

Instagram